O Piauí figura entre os cinco estados brasileiros com a maior proporção de alunos da rede pública matriculados em Tempo Integral, conforme apontado pelo Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação – MEC, nesta quinta-feira (22).
No Ensino Fundamental, o estado conquistou a 2ª posição, com 48,9% dos estudantes matriculados nessa modalidade. Já no Ensino Médio, o percentual de 45,4% supera mais que o dobro da média nacional, que é de 21,9%.
Fonte: INEP
Em 2022, o Piauí estava em 10º lugar no ranking do Ensino Médio e avançou para a 4ª posição em 2023. O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, atribui esses resultados ao empenho da atual gestão, que visa transformar todas as escolas Seduc de Ensino Médio em Tempo Integral até 2026.
“Nossa meta é universalizar a Educação de Tempo Integral no Estado. Em 2022, tínhamos 96 escolas de tempo integral. No primeiro ano de governo de Rafael Fonteles, chegamos a 200 e, este ano, teremos 351 escolas. Isso representa 70% das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral no Piauí”, explica Bandeira.
CETI Rama Boa/Reprodução
O Censo Escolar é uma pesquisa estatística essencial para a educação básica brasileira, coordenada pelo Inep e realizada em colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, englobando todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa abrange diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional, fornecendo dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares, bem como informações sobre o movimento e o rendimento escolar dos alunos ao final do ano letivo.
Fonte: ASCOM/Seduc
Comments