Hoje, nas primeiras horas do dia, cerca de 20 manifestantes contrários ao reajuste nos preços das passagens Altos/Teresina, interditaram parcialmente a BR 343, em Altos, o que gerou um longo congestionamento.
Os manifestantes bloquearam parte da rodovia, utilizando pneus e troncos de madeira em chamas para impedir a passagem de veículos por uma das faixas.
No último dia 26 de fevereiro, uma manifestação, com o mesmo propósito, ocorreu sob o portal de entrada de Altos, reunindo o dobro de manifestantes em comparação com o recente protesto. Não houve interdição da rodovia na ocasião.
O valor da passagem do transporte coletivo intermunicipal, é uma demanda que afeta diretamente centenas de trabalhadores e estudantes que precisam se deslocar diariamente para a capital.
Este episódio reacende a discussão sobre o engajamento da população em questões de interesse coletivo. Apesar do claro impacto que o aumento das passagens tem na vida de muitos cidadãos, a participação ativa em protestos parece ser limitada, evidenciando a necessidade de um maior envolvimento da sociedade civil em questões que afetam diretamente a qualidade de vida e o acesso aos serviços públicos e, neste caso, o transporte coletivo.
Redação TV Fiapo News
Reprodução/internet
Comments