O governador Rafael Fonteles se reuniu nesta quarta-feira (06) no Palácio de Karnak com a secretária de Estado de Esportes, Josiene Campelo, para discutir o edital do Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte do Piauí (Siespi). Por meio desse programa, o Governo do Estado pretende investir R$ 8 milhões no esporte amador e profissional. O documento será publicado ainda hoje no Diário Oficial do Estado.
Fonteles explicou que o edital segue uma abordagem semelhante ao Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), oferecendo recursos desburocratizados para atender às demandas esportivas, federações, associações e para financiar eventos esportivos, competições e melhorias em espaços esportivos. O edital abrange pessoas físicas e jurídicas, bem como associações e entidades ligadas ao esporte.
Governo do Piauí
"É um recurso estimado em R$ 8 milhões, disponível para as entidades cujos projetos forem aprovados pelo Conselho. Elas poderão facilmente buscar esse financiamento junto às empresas, que poderão destinar parte do seu pagamento de ICMS diretamente para esses projetos, seguindo o modelo que já conhecemos e implementamos com a cultura", destacou o chefe do Executivo estadual.
Segundo o governador, o edital do Siespi representa um grande avanço na qualidade do investimento e incentivo ao esporte amador e profissional.
A secretária Josiene Campelo afirmou que o Siespi facilitará o patrocínio em diversas modalidades esportivas, permitindo que os atletas piauienses participem de competições regionais, nacionais e internacionais. Ela informou que as inscrições começam hoje, junto com o lançamento do edital, e vão até o dia 22 de março, com o resultado final previsto para abril.
Campelo enfatizou que associações, federações, pessoas físicas e jurídicas de todo o Piauí podem apresentar seus projetos esportivos e desportivos. O edital detalha todas as etapas até o resultado final.
Fonte: Governo do Piauí
Comments