Na esteira da decisão de proibir a utilização de paredões de som e apresentações de bandas musicais no entorno da área onde ocorrerá o Festejo do Padroeiro, a Paróquia de São José lançou uma segunda nota nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, agradecendo à "comunidade religiosa pelo apoio em massa" à medida tomada.
Foto: Rubens Felix
Contudo, a nova nota levanta questões sobre a verdadeira unanimidade do apoio à decisão. Enquanto a paróquia expressa gratidão pela suposta adesão maciça, há dúvidas sobre se a proibição realmente conta com o apoio unânime de todos os envolvidos.
Especificamente, a nota suscita questionamentos sobre o posicionamento dos barraqueiros e outros frequentadores do festejo que tradicionalmente desfrutam da atmosfera festiva proporcionada pelos paredões de som e pelas apresentações musicais que, convenhamos, em horários inadequados como durante as missas e novenas, de fato, atrapalham, mas que, fora isso, a própria Igreja tem lá suas bandas ao vivo para animar os devotos.
Diante disso, a segunda nota lançada pela Paróquia de São José não apenas agradece o apoio recebido, mas também levanta discussões sobre a amplitude do consenso em torno da proibição e a potencial discordância de outros segmentos da comunidade que participam do Festejo do Padroeiro.
Rubens Felix/Fiapo News
Comments