Barragens do Piauí passam por vistoria em ação da Semarh

Terminou na última sexta-feira (5) a ação de campo realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para identificar, catalogar e classificar barragens em diferentes regiões do Piauí. O trabalho, iniciado em 25 de agosto, teve como objetivo ampliar o conhecimento do Estado sobre o acervo de barragens, muitas delas ainda fora dos bancos de dados oficiais, incluindo o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB).
O levantamento é considerado estratégico para garantir diagnósticos mais precisos de segurança hídrica, orientar o planejamento do uso múltiplo da água e prevenir riscos associados a rompimentos ou falhas estruturais.
Para tornar o processo mais ágil e abrangente, as equipes da Diretoria de Engenharia da Semarh foram divididas em quatro zonas geográficas: Região Norte (Zona 01), Região Sul (Zona 02), Macroregião de Picos (Zona 03) e Macroregião de São Raimundo Nonato (Zona 04). Essa divisão territorial permitiu um mapeamento sistematizado, contemplando diferentes tipos de barramentos, como os de acumulação, de nível e passagens molhadas, com atenção especial às grandes estruturas de acumulação, fundamentais para o abastecimento e a irrigação.
Ao todo, 40 barragens foram vistoriadas, incluindo algumas de médio e grande porte.
De acordo com o diretor de Recursos Hídricos da Semarh, Feliphe Gomes, o levantamento é um passo essencial para a gestão da água no Estado:
“Esse trabalho representa um avanço importante. Ao conhecer melhor as nossas barragens, podemos planejar com mais precisão, garantir a segurança hídrica da população e prevenir riscos. Além disso, fortalecemos o banco de dados estadual e colaboramos com o Sistema Nacional, que precisa de informações atualizadas para o acompanhamento das estruturas em todo o país”, destacou.
Com o encerramento da etapa de campo, a Semarh inicia agora a fase de sistematização dos dados, que vai subsidiar novos estudos e ações de monitoramento permanente das barragens piauienses.

Fonte: Ascom Semarh

  • FIAPO NEWS

    Fiapo News é o portal oficial de notícias da TV Fiapo, levando informação com credibilidade e agilidade direto da cidade de Altos, Piauí – a Capital da Manga. Nosso compromisso é informar a população altoense e toda a Região dos Carnaubais, cobrindo os principais acontecimentos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Com um olhar atento às pautas que impactam o dia a dia dos cidadãos, o Fiapo News destaca as histórias, eventos, culturas e vozes que fazem de Altos um lugar único, sem deixar de lado os grandes temas do Brasil e do mundo. Aqui, a notícia chega até você com a cara da nossa terra: autêntica, dinâmica e feita para todos.

    Postagens relacionadas

    Lewandowski defende aprovação integral do projeto de lei Antifacção e critica mudanças no relatório apresentado à Câmara

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou, na noite desta terça-feira (11), esperar que o projeto de lei Antifacção, elaborado pelo governo federal e encaminhado…

    Continuar lendo
    Polícia Militar prende homem com dr0gas e arsenal no bairro César Leal, em Altos

    Por volta das 10h da manhã desta quarta-feira (12), uma equipe da Área 3 da Polícia Militar de Altos realizava rondas ostensivas de rotina no bairro César Leal…

    Continuar lendo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você perdeu

    Lewandowski defende aprovação integral do projeto de lei Antifacção e critica mudanças no relatório apresentado à Câmara

    Polícia Militar prende homem com dr0gas e arsenal no bairro César Leal, em Altos

    Mulher condenada por assalto a ônibus em Altos é presa por descumprimento de medidas cautelares

    Polícia prende homem apontado como líder de grupo crim!n0so em Demerval Lobão

    Estudantes de Boqueirão do Piauí criam robô que “adivinha” números durante aulas de robótica

    Professores do Piauí já podem solicitar a Carteira Nacional do Docente (CNDB)

    plugins premium WordPress